top of page

ESTRATÉGIAS

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

As estratégias apresentadas aqui compreendem as estratégias de aprendizagem utilizadas por mim, enquanto professora de música da disciplina arte-educação nos anos finais do Ensino Fundamental com estudantes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS. Devido a demanda e os enfrentamentos, as estratégias tornaram-se imprescindíveis para o desenvolvimento desse trabalho.

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música nos Anos Finais do Ensino Fundamental

        Segundo a proposta de normatização dos currículos educacionais ofertados a todos os níveis da Educação Básica, através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular Arte, no Ensino Fundamental, está centrado nas seguintes linguagens: Artes visuais, Dança, Música e Teatro. Por meio destas linguagens, segundo a BNCC, poder-se-á articular diferentes saberes, permeando práticas artísticas que envolvam a criação, a leitura, a produção, a construção, a exteriorização e a reflexão, contribuindo para a interação crítica dos(as) estudantes com a humanidade, favorecendo o respeito às diferenças e o diálogo intelectual que fomentam o exercício da cidadania (BRASIL, 2018). Esses tópicos, configuram-se, assim, em estratégias de ensino.

               Para tanto, é preciso que as práticas artísticas escolares possibilitem aos(as) alunos(as) oportunidades de apreensão e ampliação de conhecimentos quanto a arte por meio de explorações e vivências artísticas em aula, bem como exposições, saraus, espetáculos, performances, concertos, recitais, intervenções ou eventos culturais promovidos dentro ou fora da escola (BRASIL, 2018).  Estas propostas enfrentam, contudo, dificuldades quanto a estrutura das escolas, a formação dos(as) professores(as), o apoio dos pais e da comunidade escolar e a motivação dos(as) estudantes para inferir significados às práticas artísticas fomentadas na Educação Básica.

            Apesar destes desafios, a Base Nacional Comum Curricular defende que os processos de criação necessitam ser compreendidos com a mesma relevância que os eventuais produtos artísticos oriundos dessas práticas. Estes conhecimentos, produzidos nas aulas de Arte, envolvem procedimentos e técnicas, possibilitando a compreensão das relações sociais dos sujeitos na sua interação com a arte e a cultura (BRASIL, 2018).

           Assim, a BNCC organiza unidades de propostas curriculares contendo um bloco destinado às atividades artísticas propostas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, permitindo que as escolas e as redes de ensino organizem seus currículos e suas propostas pedagógicas pautadas nesse sistema com as devidas adequações em cada contexto.        

            Apresenta-se, aqui, portanto, o principal produto desse trabalho investigativo produzido junto ao Mestrado Profissional em Educação, em que proponho um currículo específico para os(as) alunos(as) dos Anos Finais do Ensino Fundamental da RME-POA, fornecendo subsídios de trabalho para os(as) professores(as) de música que atuam com aulas de arte-educação nessa distinta realidade de ensino.

1º Trimestre

 

 

 

 

2º Trimestre

 

 

 

 

 

 

 

3º Trimestre

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música no 6º ano do Ensino Fundamental

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música no 7º ano do Ensino Fundamental

1º Trimestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Este estilo musical pode ser alterado, modificando as demais propostas de acordo com cada estilo musical;

2º Trimestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Este estilo musical pode ser alterado, modificando as demais propostas de acordo com cada estilo musical;

 

3º Trimestre

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música no 8º ano do Ensino Fundamental

1º Trimestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Trimestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Trimestre

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música no 9º ano do Ensino Fundamental

1º Trimestre

 

 

 

 

 

 

2º Trimestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Trimestre

Referência:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. In: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, acessado em 22 de junho de 2019.

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Tradução Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1991.

bottom of page