top of page

CONTEÚDOS

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

Os conteúdos disponibilizados aqui dispõe de aprendizagens musicais que poderão contribuir para o desenvolvimento de habilidades musicais em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, ao aprenderem música na escola. Envolve, ainda, as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, em anexo abaixo.

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música nos Anos Finais do Ensino Fundamental

          Para promover essa sistematização dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular estabeleceu unidades temáticas de objetos de conhecimento, acompanhadas de habilidades a serem desenvolvidas nas aulas de Arte durante todo o Ensino Fundamental na etapa que compreende do 6º ao 9º ano. Para melhor compreender a proposta, procurei tabular as unidades temáticas e suas habilidades, auxiliando na sistematização das mesmas para possibilitar a construção desta proposta curricular para alunos(as) da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS, adicionando, agora, os conteúdos de cada proposta pedagógica curricular abordada no tópico 'Propostas'.

            Assim, novas e antigas experiências artísticas dentro do componente curricular Arte, devem garantir aos(as) estudantes o desenvolvimento de competências específicas relacionadas à disciplina. Estas competências, propostas pela BNCC, devem ser promovidas por meio de atividades práticas com desenvolvimento artístico, sendo consideradas na construção das propostas pedagógicas e curriculares da escola, pois as mesmas deverão atender as necessidades e dificuldades dos(as) alunos(as) na promoção de suas competências artísticas, relacionadas abaixo:

 

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

2. Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo (BRASIL, 2018, p. 194).

            Desta forma, os objetivos e conteúdos de Arte no Ensino Fundamental – Anos Finais – deverão assegurar a apreensão dessas competências artísticas, ocupando diversos espaços escolares e favorecendo a interação com a comunidade. Nessa fase da aprendizagem discente, a BNCC dispõe de uma “maior sistematização dos conhecimentos e na proposição de experiências mais diversificadas em relação a cada linguagem, considerando as culturas juvenis” (BRASIL, 2018, p. 201), contribuindo para o aprofundamento das aprendizagens.

          Apresenta-se, aqui, portanto, o principal produto do trabalho investigativo produzido junto ao Mestrado Profissional em Educação, em que proponho um currículo específico para os(as) estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da RME-POA, fornecendo subsídios de trabalho para os(as) professores(as) de música que atuam com aulas de arte-educação nessa distinta realidade de ensino.

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música no 6º ano do Ensino Fundamental

1º Trimestre

 

 

 

 

 

2º Trimestre

3º Trimestre

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música no 7º ano do Ensino Fundamental

1º Trimestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Este estilo musical pode ser alterado, modificando as demais propostas de acordo com cada estilo musical;

2º Trimestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Este estilo musical pode ser alterado, modificando as demais propostas de acordo com cada estilo musical;

 

3º Trimestre

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música no 8º ano do Ensino Fundamental

1º Trimestre

 

2º Trimestre

 

 

 

 

3º Trimestre

Proposta Pedagógica    Curricular para o Ensino de Música no 9º ano do Ensino Fundamental

1º Trimestre

2º Trimestre

 

 

 

 

 

3º Trimestre

Referência:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. In: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, acessado em 22 de junho de 2019.

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Tradução Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1991.

bottom of page