top of page

ATIVIDADES MUSICAIS - 3º Trimestre    do 6º ano

“Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida.”

Augusto Cury

Apresentam-se, aqui, propostas de atividades musicais que compreendem atividades desenvolvidas nas aulas de música da disciplina arte-educação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Porto Alegre, RS. Fazem parte de um trabalho de pesquisa que analisou o meu trabalho pedagógico enquanto professora da disciplina e os fatores motivacionais desse trabalho para a aprendizagem musical escolar no anos finais do Ensino Fundamental.

Proposta de Atividades Musicais para o Ensino de Música

no 6º ano do Ensino Fundamental

Quarteto de cordas

1º TRIMESTRE

Você encontrará, aqui, atividades musicais relativas às Propostas Pedagógico Curriculares propostas para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais segundo a proposta da BNCC.

Fan pouco de música

2º TRIMESTRE

Você encontrará, aqui, atividades musicais relativas às Propostas Pedagógico Curriculares propostas para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais segundo a proposta da BNCC.

Fazendo música

3º TRIMESTRE

Você encontrará, aqui, atividades musicais relativas às Propostas Pedagógico Curriculares propostas para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais segundo a proposta da BNCC.

Propostas Pedagógico-musicais para o ensino de música no 6ºano do Ensino Fundamental

1º Trimestre

  • Compreender as diferentes formas de execução musical: MELÓDICA, HARMÔNICA e RÍTMICA;

  • Conhecer seu ídolo musical e sua trajetória de vida;

  • Produzir um trabalho artístico-visual com as características pessoais de cada ídolo, especificando seu estilo musical;

  • Conhecer as práticas musicais dos músicos e ídolos musicais de cada estudante;

  • Aprender as notas musicais e suas posições nos instrumentos;

  • Executar as músicas propostas em aula com habilidade e qualidade sonora;

  • Conhecer a música 8D, sua aplicação nos diferentes estilos musicais e seus compositores(as);

Atividade

  • Compreender as diferentes formas de execução musical: MELÓDICA, HARMÔNICA e RÍTMICA

Passo 1: Convide seus alunos e alunas a apreciarem os diferentes instrumentos melódicos, harmônicos e rítmicos com você. Inicie com o vídeo abaixo, com instrumentos harmônicos.

Passo 2: Questione seus estudantes sobre quais instrumentos estavam tocando, como é produzido aquele som e qual a sua classificação: (   ) MELÓDICO   (   ) HARMÔNICO   (   ) RÍTMICO;

Passo 3: Apresente aos estudantes novas possibilidades instrumentais, inserindo diferentes instrumentos em pequenos coletivos, conforme o vídeo abaixo: 

Passo 4: Destaque os instrumentos musicais executados pela orquestra e suas diferentes formas de produção sonora, classificando-os. Tire as dúvidas dos(as) alunos(as). Dê continuidade apresentando-lhes instrumentos rítmicos:

Passo 5: Instigue seus alunos(as) a pensar em suas práticas musicais com esses instrumentos. Questione-os se saberiam como praticar com instrumentos melódicos, harmônicos e rítmicos e como poderiam aprender a tocar a melodias das músicas com os instrumentos da escola, entre eles o violão. Então apresente-lhes algumas possibilidades:

Passo 6: E na percussão? Como funciona a produção sonora e rítmica de um instrumento de percussão? Questione seus(suas) alunos(as) sobre as produções percussivas e como são selecionados os ritmos para tocar cada música, visto que trata-se de um instrumento rítmico. Convide seus estudantes a observarem o vídeo a seguir:

Passo 7: E qual a diferença entre MELODIA e HARMONIA? Auxilie seus estudantes a identificarem e classificarem os instrumentos de acordo com as principais características:

 

  • INSTRUMENTOS MELÓDICOS: Instrumentos de SOPRO;

  • INSTRUMENTOS HARMÔNICOS: Instrumentos de TECLAS e de CORDAS (exceção VIOLINO);

  • INSTRUMENTOS RÍTMICOS: Instrumentos de PELE, BATUCADOS ou tocados com BAQUETAS;

 

Passo 8: Pensando nisso, apresente as diferenças abaixo, auxiliando os estudantes no seu entendimento:

Passo 9: Para presentear os(as) estudantes com práticas diferenciadas entre instrumentos melódicos, harmônicos e rítmicos, traga mais duas práticas, destacando as diferentes possibilidades e as diferentes práticas dos instrumentistas:

bottom of page